Janeiro 22, 2021

Dinamarca prepara ‘passaporte’ para vacinados contra covid-19

Dinamarca terá documento para controla quem tomou a vacina contra covid-19

Dinamarca terá documento para controla quem tomou a vacina contra covid-19
EFE/EPA/KOEN VAN WEEL

O governo da Dinamarca revelou nesta sexta-feira (8) que está se preparando para lançar brevemente um “passaporte de saúde” para quem foi vacinado contra a covid-19.

“O Ministério da Saúde está trabalhando em um passaporte covid-19, que deve estar pronto no início de 2021”, afirmaram hoje as autoridades locais à emissora pública de TV “DR”.

A ideia é que os próprios cidadãos possam imprimi-lo a partir de um site onde estão suas informações pessoais de saúde.

“Esperamos que outros países possam exigir que a documentação da vacina seja mostrada para entrar em seu território, para que o passaporte possa ser utilizado nesse contexto”, segundo o Ministério da Saúde.

A notícia do “passaporte”, uma possibilidade que outros países também estão discutindo, foi bem recebida por organizações como a associação patronal dinamarquesa e pelos organizadores de concertos e festivais, que esperam abrir as portas para a celebração de grandes eventos ao ar livre no verão europeu.

A Dinamarca, com 175.663 casos e 1.451 mortes, é o segundo país nórdico mais afetado pela Covid-19, com uma taxa de 25,03 mortes por 100 mil habitantes, um terço da Suécia, mas mais que o dobro da Finlândia e três vezes mais do que a Noruega.

You may have missed

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp