O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (Ibope) segue o mesmo rumo tomado pela Rede Globo, no quesito pesquisas tendenciosas. O órgão errou com grande diferença em todos os seus números divulgados, inclusive em alguns que apontavam vitória para candidatos esquerdistas, como Marília Arraes (PT) e Manuela D’Ávila (PC do B).
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, até brincou com a famosa “margem de erro” divulgada nos levantamentos. De acordo com Faria, para ter um resultado mais preciso, o correto deveria ser uma margem de 12 pontos percentuais.
Os números são claros sobre o tamanho do erro. Outro exemplo é no caso de Guilherme Boulos (PSOL), que nos estudos apontavam uma disputa acirrada com Bruno Covas (PSDB) para a Prefeitura de São Paulo. Na realidade, Covas teve 1 milhão de votos à frente de Boulos, que perdeu até para a abstenção.
Pelo fato de as pesquisas servirem como formadora de opinião na hora do voto, muitos institutos e grandes emissoras, como a Globo, usam da mídia para tentar reverter a situação ou ampliar alguma vantagem.
The post ERRO OU MALICIA? IBOPE SEGUE CAMINHO DA GLOBO, ERRA FEIO E PERDE CREDIBILIDADE; VEJA OS NÚMEROS appeared first on Terra Brasil Notícias.
More Stories
Agência de Lançamento Digital
Trabalho no Japão
Marketing para Restaurantes