Maio 17, 2021

França e Espanha acham nova cepa na véspera de vacinação na Europa

Países europeus se unem a mais 16 nações que já aplicavam vacina

Países europeus se unem a mais 16 nações que já aplicavam vacina
Jose Maria Cuadrado Jimenez/ EFE

Os países da União Europeia receberam neste sábado (26) os lotes das vacinas contra a covid-19 que serão aplicados em grupos de risco da população a partir deste domingo (27). Os países do bloco se unem a um grupo de pelo menos 16 nações que já tinham iniciado a vacinação.

Itália, Romênia, Hungria, Espanha e França armaram grandes operações para a chegada das encomendas das vacinas da Pfizer, fabricadas pela BioNTech neste sábado, mesmo dia em que Espanha e França anunciam ter detectado em seus territórios infecções com a nova cepa do coronavírus, encontrada pela primeira vez no Reino Unido.

A Itália foi a primeira a encontrar o vírus de origem britânica na quarta-feira (23). A vítima foi um morador de Loreto, Ancona, e, de acordo com as autoridades do país, ele não teve contato com ninguém do Reino Unido. A Espanha detectou a nova cepa em quatro pessoas, enquanto a França a achou em uma francesa diagnosticada em Tours, mas que mora na Inglaterra.

Suécia também já tem a variante do coronavírus

Suécia também já tem a variante do coronavírus
Johan Nilsson/TT/EFE/EPA – 26.12.2020

A Suécia também detectou a nova variante do vírus, identificada pela primeira vez no Reino Unido, em um pessoa que entrou no país vinda da Grã-Bretanha. Esse paciente ficou isolado assim que entrou na Suécia.

Apesar dos registros, o clima é de otimismo na União Europeia. Contribui para isso o otimismo da BioNTech, responsável pela fabricação das vacinas que começam a ser aplicadas amanhã. Segundo a empresa, é “bem provável” que o imunizante tenha efeito também sobre a mutação do coroanvírus.

Distribuição de vacinas

A Itália recebeu neste sábado 9.750 doses da vacina da Pfizer/Biontech. O carregamento, vindo da Bélgica, foi escoltado por policiais até o Hospital Spallanzani em Roma, de onde será distribuído para o restante do país.

Também foram fabricadas na indústria da BioNTech na Bélgica as 19,5 mil de doses que chegaram à França.

Grécia e Hungria, que ficaram com a mesma quantidade de imunizantes da Itália (9,75 mil), receberam os lotes no início desta manha. Os húngaros, aliás, se anteciparam e começaram as aplicações a profissionais de saúde neste sábado (26).

Romênia recebeu 12,5 mil doses. Espanha montou uma forte operação de segurança para manter as vacinas protegidas no centro de Madri, de onde partem para outras localidades do país.

You may have missed

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
11993455895