Maio 12, 2021

Embaixadores da UE aprovam acordo de relações com Reino Unido

Saída da União Europeia ocorre na virada do ano

Saída da União Europeia ocorre na virada do ano
HAYOUNG JEON/EFE/ EPA

Os embaixadores dos países que pertencem à União Europeia (UE) aprovaram nesta segunda-feira (28) o acordo para a relação futura com o Reino Unido, após o Brexit, em ato necessário para que o pacto alcançado firmado na véspera do Natal passe a ser aplicado parcialmente a partir de 1º de janeiro.

“Luz verde ao acordo Brexit: os embaixadores aprovaram unanimemente a aplicação provisória do Acordo Comercial e de Cooperação UE-Reino Unido”, escreveu no Twitter o porta-voz da Presidência Alemã do Conselho da Unão Europeia , Sebastian Fischer.

A adoção final dos termos deverá acontecer amanhã, a partir de um procedimento por escrito.

Durante todo o fim de semana, os representantes dos governos nacionais e especialistas da União Europeia analisaram as 1.246 páginas no acordo firmado entre UE e Reino Unido.

Na sequência, o Parlamento Europeu será solicitado para avaliar e aprovar acordo, o que deverá acontecer na terceira semana de janeiro, quando acontecerá a primeira sessão plenária de 2021.

O papel da casa legislativa é dar consentimento, sem a possibilidade de fazer emendas. A Eurocâmara, no entanto, mantém o poder de vetar o pacto inteiro.

Como último passo por parte da UE, o Conselho deverá tomar a decisão final sobre a entrada em vigor do acordo.

You may have missed

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
11993455895