Abril 15, 2021

Trump pode designar Cuba como patrocinadora do terrorismo e esmagar a política externa do país

O governo de Donald Trump tomará medidas nos próximos dias para denunciar Cuba como um Estado patrocinador do terrorismo. É um esforço de última hora para criar obstáculos para o próximo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que provavelmente buscará laços mais próximos com Havana.

Uma autoridade do alto escalão do governo disse à CNN que o secretário de Estado Mike Pompeo deverá fazer a declaração em breve. Um segundo funcionário confirmou que as discussões estão ocorrendo, embora o momento de divulgação seja incerto.

O governo cubano já denunciou a medida, que é uma entre várias iniciativas ousadas que o governo Trump está tomando na tentativa de deixar uma marca duradoura na política externa dos EUA.

Atualmente, apenas três outras nações são designadas como terroristas pelos EUA: Irã, Coreia do Norte e Síria. O Sudão foi recentemente removido da lista como parte de seu acordo para normalizar os laços com Israel.

Tal designação imporia limitações à ajuda externa dos Estados Unidos, proibição de exportações e vendas de equipamentos de defesa, certos controles sobre as exportações de outros produtos e várias restrições financeiras. Também resultaria em penalização contra quaisquer pessoas e países que se envolvessem em certas atividades comerciais com Cuba.

The post Trump pode designar Cuba como patrocinadora do terrorismo e esmagar a política externa do país appeared first on Terra Brasil Notícias.

You may have missed

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
11993455895