Janeiro 18, 2021

Reino Unido prevê vacinar 13 milhões de pessoas até fevereiro

Governo britânico quer vacinar 13 milhões de pessoas até fevereiro

Governo britânico quer vacinar 13 milhões de pessoas até fevereiro

Freepik

O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) trabalha 24 horas por dia, sem descanso, para poder cumprir a meta e vacinar 13 milhões de pessoas contra a covid-19 em todo o Reino Unido até meados de fevereiro, afirmou nesta terça-feira (5) o ministro do Gabinete, Michael Gove.

Com a entrada da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca na segunda-feira no programa de imunização, que já utilizava o imunizante de Pfizer e BioNTech, o governo está confiante de que poderá acelerar a vacinação dos grupos mais vulneráveis, para poder suspender algumas das restrições impostas para conter o novo coronavírus até meados de fevereiro.

Na Inglaterra e na Escócia está vigente um lockdown que especialistas julgam necessário devido à nova cepa do vírus, detectada em dezembro no Reino Unido e que é mais contagiosa. País de Gales e Irlanda do Norte já tinham imposto restrições, e as escolas permanecerão fechadas durante grande parte de janeiro.

“Sabemos que já vacinamos 1 milhão até o (último) fim de semana. Estamos elevando os números nesta semana e esperamos, como explicou o primeiro-ministro (Boris Johnson), superar os 13 milhões”, destacou Gove em entrevista à “BBC”.

O ministro recordou também que o governo está fazendo um esforço para acelerar os preparativos e para vacinar em hospitais e centros médicos de bairro “o mais rápido possível”.

Recorde de novos contágios

O Reino Unido receberá 100 milhões de doses da vacina de Oxford e AstraZeneca, o que permitirá que 50 milhões de pessoas sejam imunizadas, já que são necessárias duas doses.

Segundo dados oficiais, o país registrou na segunda-feira 58.784 novos casos de covid-19, um novo recorde de contágios diários, enquanto o número de óbitos reportados foi de 407, elevando o total de mortes desde o início da pandemia para 75.431.

You may have missed

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp