Janeiro 26, 2021

Apesar do frio e covid, eleições cazaques têm alta participação

Eleições parlamentares tem alta participação no Cazaquistão

Eleições parlamentares tem alta participação no Cazaquistão

Radmir Fahrutdinov/EFE/EPA – 10.1.2020

As eleições parlamentares no Cazaquistão, nas quais o partido governista Nur Otan é o principal favorito, transcorreram com a participação ativa da população apesar das baixas temperaturas e restrições impostas pelo coronavírus, segundo as autoridades locais.

De acordo com dados da Comissão Central de Eleições do país da Ásia Central, às 16h (local, 7h de Brasília), 52,5% do eleitorado havia votado.

O pleito transcorreu em meio a medidas especiais de higiene devido à pandemia da Covid-19, que incluem o uso obrigatório de máscaras e a necessidade de manter distanciamento social. O dia de votação não teve grandes contratempos, apesar do frio intenso em várias regiões do país, incluindo a capital, onde são registrados -12 graus e ventos de até 20 metros por segundo.

São as primeiras eleições parlamentares no Cazaquistão após a renúncia do primeiro presidente do país, Nursultan Nazarbayev, que ocupou o poder na antiga república soviética por quase 30 anos. Para obter assentos no Makhilis (a Câmara Baixa do Parlamento Cazaque), os partidos terão que conquistar ao menos 7% dos votos.

Três legendas estão representadas atualmente: o governista Nur Otan, o Partido Popular do Cazaquistão (antigo Partido Comunista Popular) e o partido democrático Ak Zhol. Além delas, a popular democrática Auyl e a Adal (Honestidade) também estão participando do pleito, enquanto o Partido Pan-Nacional Social Democrata, da oposição, ficou fora como forma de boicote por considerar que já se sabe o resultado por antecipação. “Eleições sem escolha”, consideram.

Mais de 11 milhões de cazaques estavam convocados às urnas. As eleições seriam monitoradas por 322 observadores, incluindo representantes da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e da Comunidade de Estados Independentes pós-soviética.

You may have missed

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp