
Apagão massivo atinge Portugal, Espanha e parte da França. Nesta segunda-feira, Portugal e Espanha foram afetados por um apagão de grandes proporções, que interrompeu serviços essenciais como telecomunicações, transportes, internet e operações bancárias em várias regiões dos dois países. A empresa responsável pelo fornecimento de energia em Portugal confirmou que ocorreu um “corte de energia maciço” em toda a Península Ibérica e em partes do território francês.
Até o momento, a causa da falha no sistema ainda não foi identificada. Autoridades portuguesas e espanholas anunciaram a abertura de investigações para apurar se um possível ataque cibernético poderia ter provocado o colapso energético, mas ainda não há conclusões oficiais.
Em Portugal, a queda de energia foi registrada às 11h33 (07h33 em Brasília), segundo comunicado da Redes Energéticas Nacionais (REN), concessionária portuguesa de energia, que falou em um “corte em larga escala de luz em toda a Península Ibérica”. A informação de momento é de que pode demorar até horas para o restabelecimento do fornecimento, o que já afeta o cotidiano dos portugueses.
Em ruas e avenidas, os semáforos pararam de funcionar, levando autoridades a recomendarem atenção redobrada por parte de motoristas. Passageiros em ao menos quatro vagões de metrô precisaram ser resgatados em Lisboa, após ficarem presos no meio do trajeto. A EPAL, empresa que fornece água potável à capital portuguesa, disse que a distribuição pode ser afetada em decorrência da falha elétrica.
